Astro Residencial
Arquitetura
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Belo Horizonte
2024-2021
2023 Astro Residencial Belo Horizonte, MG Rua Maranhão, 1.150 – Funcionários
Imagens: Studio MI para EPO Empreendimentos
SITE DO EMPREENDIMENTO

A arquitetura é uma investigação criativa, um processo no qual exploramos as possibilidades projetivas, em todas suas dimensões. Em relação ao contexto de um empreendimento, por exemplo, investigamos aspectos relativos ao Briefing, ao terreno, ao diálogo entre a cidade e a espacialidade, sistemas construtivos e materiais possíveis.

 

O projeto da Dávila para a EPO no bairro Funcionários cumpriu, precisamente, este processo. O tradicional bairro, uma área de Belo Horizonte eminentemente residencial em sua origem, transformou-se com o tempo, equilibrando usos de serviço e residenciais. A arborização farta e frondosa permanece preservada, assim como o legado do traçado urbano, ligado às raízes do projeto original da cidade. A região é hoje das mais procuradas para quem deseja as facilidades dos serviços, a tranquilidade para morar e o conforto de curtos deslocamentos.

 

O Astro Residencial apresenta uma arquitetura contemporânea, caracterizada pela sobriedade e pela marcação de módulos e lógicas que se intercalam e se preservam mesmo nas transições entre materiais, entre o sólido e o transparente, entre o vertical e o horizontal. Contrapondo-se a esta ordem, planos escalonados provocam movimentos que tornam cada pavimento diferente dos seus vizinhos imediatos.

 

A fachada é resolvida entre panos de granito cinza jateado, com detalhes e peitoris em porcelanato, intercalados com generosos painéis de vidro incolor, notadamente nos espaços de convivência no interior das unidades. É assim que a arquitetura do Astro Residencial se apresenta e se resolve, entre o sólido e o etéreo, entre linhas e planos que se abrem, se consolidam e se vazam para permitir que se veja e que seja visto.

 

O terreno no qual o Astro Residencial se implanta conecta duas vias. Com uma vocação mais comercial, a Rua dos Aimorés apresenta maior fluxo de pessoas e veículos e para ela o projeto voltou as lojas previstas para o empreendimento. Já a Rua Maranhão sugere uma ambiência mais tranquila e para ela se definiu o acesso à torre residencial. Este acesso acontece através de uma esplanada verde, pontuada por um Ipê amarelo que acolhe e encaminha os moradores e visitantes ao hall residencial. Por ali, o edifício se inaugura totalmente de bem com a natureza, combinando um pé-direito monumental que se projeta no exterior através de colunas destacadamente verticais, em diálogo com generosos planos de vegetação horizontais.

 

O projeto da torre evoluiu para um volume em “L”, com dois blocos perfeitamente conectados, cada um com seu núcleo de acesso. A diversidade de produtos, por sinal, é uma marca do edifício, pois, além de 4 variações de apartamento no tipo, o projeto da Dávila ainda criou apartamentos do tipo ‘garden’ e diversas coberturas. Na torre menor, voltada para a Rua dos Aimorés, por exemplo, o Astro Residencial traz 2 unidades de 3 quartos em cada pavimento, com opções de reversibilidade para 2 quartos. Esta torre menor também traz unidades tipo Garden no 5º pavimento e na cobertura, ambas com 4 quartos. Já o bloco voltado para a Rua Maranhão, integralmente composto por duas unidades de 4 quartos por pavimento, é mais alto e, a partir de determinado ponto, avança verticalmente em relação à outra torre.

 

O Astro Residencial oferece um leque de opções de conforto e lazer disponíveis aos condôminos. Nos pilotis/5º pavimento, estão localizados equipamentos como academia, salão de festas, gourmet, ‘be honest’, sauna, churrasqueira, massagem e espaço ‘kids’.

xx

xx

VEJA MAIS PROJETOS
Residenciais / Verticais