Hype Funcionários
Arquitetura
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Belo Horizonte
2020-2011
2020 Hype Funcionários Belo Horizonte Área construída: 3.942,49 Área do terreno: 600,00 m² Rua Bernardo Guimarães, 1199 – Funcionários
Imagens: acervo Construtora Valle Ribeiro

Localizado à Rua Bernardo Guimarães, no Bairro Funcionários, o ‘Hype Funcionários’ fica próximo ao Santuário da Boa Viagem, marco zero da cidade de Belo Horizonte. O ambiente tradicional e histórico de inserção do empreendimento inspirou tanto uma expressão de reverência quanto de liberdade. A partir do projeto da Dávila para a Valle Ribeiro, a solução arquitetônica resultou no afastamento da edificação da rua, com a interposição de um jardim frontal que se soma à densa arborização local. O jardim é a grande atração da vitrine definida por um pórtico que atravessa toda a fronte do terreno e que organiza e valoriza todos os acessos – de pedestres e veículos – ao prédio. Ao mesmo tempo em que franqueia o visual verde aos transeuntes, a vitrine garante a segurança dos moradores.

 

Em função da pouca largura do terreno, com frente de 15,00m², a torre foi escalonada em favor da leveza visual e de um melhor aproveitamento do potencial construtivo. Com isso, os primeiros pavimentos abrigam 4 apartamentos (em torno de 70m²) de 2 quartos por andar, enquanto nos últimos níveis estão disponíveis 2 unidades de 3 quartos (86m²) por pavimento. No arremate do ‘Hype’, 2 coberturas com 161m² se desenvolvem em dois pavimentos. Essas variações nos pavimentos possibilitam a criação de terraços integrados aos ambientes dos apartamentos nos primeiros níveis, criando a sensação de casa térrea.

 

Em termos volumétricos, o projeto definiu planos verticais que organizam esses escalonamentos e conferem unidade ao conjunto. Um jogo de simetria livre admite variações ou transgressões criativas calculadas que, somadas aos acabamentos de aspecto amadeirado nos intervalos dos elementos verticais, definem um caráter de ‘artesania industrial’. Estas abordagens reforçam a identidade do ‘Hype’, em um movimento que, enfim, o conecta ao perfil da vizinhança tradicionalmente residencial da Boa Viagem.

VEJA MAIS PROJETOS
Residenciais / Verticais