Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Saint Gobain do Brasil
Arquitetura
Institucionais
São Paulo
Capivari
2016 Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Saint Gobain do Brasil Capivari Área construida: 3.000,00 m² Área do terreno: 51.600,00 m² Rodovia Campinas – Tietê / SP 101, nº 1600
Fotos: Paulo Andrade

A Saint-Gobain é um gigante que atua em vários países na área industrial e logística. No Brasil, está representada por marcas famosas como Brasilit, Cebrace, Sekurit, Placo, Isover, Weber e Telhanorte. Para sustentar sua presença e seu desenvolvimento tecnológico, a empresa implantou em Capivari, no interior paulista, o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que é também o primeiro da empresa no hemisfério sul.

 

O complexo que teve a sustentabilidade como um de seus principais nortes conta com uma área construída inicial de 3.000,00 m² em um terreno de aproximadamente 51.600,00 m². Com aspecto contemporâneo, o projeto da Dávila integra em contraste os diversos materiais produzidos pela Saint-Gobain em um todo que referencia as raízes modernistas brasileiras.

 

Suspenso do solo, o edifício é permeado pelo espelho da água, pela terra e vegetação. Este movimento simbólico o coloca como um intermediário entre o reino natural – a origem de tudo – e o mundo das ideias e possibilidades. Entre estes mundos, a torre de vidro representa a transformação fabril e da inteligência, enquanto marca o centro do complexo e promove a circulação vertical. A primeira etapa abriga escritórios, laboratórios analíticos, área para teste de sistemas construtivos e para demonstração de produtos, auditório, etc. Em função da modularidade do empreendimento, estão previstas expansões futuras em seu programa, com a adição de novos blocos articulados pelo eixo central que une suas áreas públicas e privadas.

VEJA MAIS PROJETOS
Institucionais