Sicoob Credicarmo
Institucionais
Minas Gerais
Carmo do Rio Claro
2024-2021
2020 Sicoob Credicarmo Carmo do Rio Claro, MG Área construida: 2.241,60 m² Área do terreno: 734,00 m² Praça Dona Maria Goulart
Imagens: Dávila Arquitetura

O projeto da Dávila para o edifício-sede da Sicoob em Carmo do Rio Claro (MG) buscou marcar a identidade da instituição. O Sicoob é uma instituição financeira amplamente respeitada, com crescimento rápido e sustentado em Minas Gerais e outros locais do Brasil. A partir destas características, conceitos como solidez e segurança institucional foram considerados na expressão plástica, além do respeito à escala das demais edificações da vizinhança e da cidade.

 

A segurança da construção em si também foi pautada, resultando no desenho de uma fachada mais sólida e fechada. Por outro lado, acessos de veículos e pedestres bem definidos e de fácil identificação estabeleceram uma relação menos rígida e mais convidativa com a rua e a população. Esta relação acontece através de um pórtico que percorre toda a fronte da edificação, fazendo as vezes de marquise e abrigando parcialmente os jardins que amenizam o afastamento da rua.

 

Além do pórtico, a fachada minimalista promove um contraste entre o sólido e a transparência. Um quadrado em alvenaria intercepta o plano de vidro frontal, emoldurando uma diferenciação no sistema de esquadrias. A resultante expressa a importância da instituição para a comunidade, através de uma atitude afirmativa que ao mesmo tempo se comunica com a rua e o entorno.

 

Para o interior do empreendimento, o projeto buscou a criação de um espaço mais flexível, amplo e generoso, sem compartimentações desnecessárias. Embora mantendo a privacidade de cada setor, a solução arquitetônica privilegiou a integração das áreas, com menos confinamento e mais luz natural.

 

Os 1.800 m² de área construída estão distribuídos em 3 pavimentos, além de um subsolo (semienterrado) que aproveita o desnível do terreno, onde se encontram o estacionamento e serviços. O acesso ao edifício é feito pelo nível térreo, ao nível da rua, onde estão localizados os serviços mais relacionados ao público. No segundo pavimento estão as áreas e setores mais privados, bem como os espaços de apoio aos serviços internos da instituição.