PMI – Escolas Estaduais
Arquitetura
Educacionais
Projetos Premiados
Minas Gerais
Aerado
Curvelo
Pouso Alegre
2020-2011
2016 PMI - Escolas Estaduais Aerado, Curvelo e Pouso Alegre, MG Área construida: 5.000,00 m² Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, 2016

Este sistema para as novas Escolas Estaduais de Minas Gerais foi eleito em concurso como modelo referencial pelo governo mineiro. A ideia é viabilizar a construção de dezenas de unidades educacionais em todo o estado, com área média de 3.000m². Através de estudos em terrenos reais localizados em diferentes cidades, o conceito arquitetônico demonstra sua adaptabilidade aos mais diversos contextos. Para tanto, recorre-se a três módulos – Recreação; Ginásio e Salas de Aula – que podem ser rearranjados para atender diversos contextos e programas.

Na forma de uma praça, a área de socialização é o ponto focal da escola, como um centro que agrega e articula a maioria das suas funções e que se estende para a comunidade. Pensando em materiais comuns e resistentes e mantendo a conexão afetiva com o atual padrão das escolas estaduais, o acabamento básico é feito em tijolos e concreto aparente. O resultado é um conjunto sóbrio, porém despojado, ao qual se contrapõe o vermelho da bandeira de Minas, aplicado sutilmente em alguns detalhes nos panos de alvenaria.

VEJA MAIS PROJETOS
Educacionais