Empresarial Contorno
Arquitetura
Empresariais
Produção de Imagens
Minas Gerais
Belo Horizonte
2021
2021 Empresarial Contorno Belo Horizonte, MG Área construída: 12.800,00 m² Área do terreno: 1.900,00 m² Avenida Contorno – Savassi
Imagens: Dávila Arquitetura

Um edifício pode ser ao mesmo tempo um marco, enquanto se dissolve e se harmoniza com a paisagem? Esta é a proposta do Empresarial Contorno. Na confluência entre a histórica Avenida do Contorno, via marcante no plano original de Aarão Reis para a capital mineira com a Av. Nossa Senhora do Carmo, que se transforma em BR-356 e conecta Belo Horizonte à zona de expansão sul da metrópole, esta torre é ao mesmo tempo vista e absorvida.

 

O desenho minimalista da fachada revela uma modulação bem atual em retângulos de vidro horizontais. A superfície uniforme e conectada à paisagem é ocasionalmente interrompida por discretos rasgos que, ao mesmo tempo, se contrapõem e valorizam a pureza do volume. Ao solo, o edifício se conecta e se afirma com colunas cilíndricas que, como em um peristilo greco-romano, dão o caráter tanto de domus, associado ao acolhimento residencial, quanto o de nobreza institucional das construções oficiais.

 

Enquanto isso, o Empresarial se expõe mas se afasta da rua, em um gesto discreto mas importante e marcante. Com este afastamento, ganha a transição entre o movimentado espaço público do local e o ambiente privado. Ali há um respiro provido pelos generosos jardins e a greenwall que emolduram o saguão de entrada se somam ao pé-direito generoso, garantindo uma chegada ao mesmo tempo requintada e acolhedora. Neste jogo de exposição e dissolução, o Empresarial Contorno não recorre à mágica, mas à matemática. A planta definida como um paralelogramo amplia a fachada para a via, conferindo imponência e importância à arquitetura.

 

Este edifício, implantado no coração no bairro da Savassi, precisava ser como um coração forte em um corpo versátil. As imediações são como um centro dentro do centro, um coração dentro de outro, a cidade em múltiplas camadas. E esta abordagem, presente na fachada, se multiplica no programa da torre, como uma obrigação. Um triple AAA de última geração, o Empresarial Contorno apresenta andares corridos com banheiros centralizados e copa, com pé-direito generoso para piso elevado e capacidade para quaisquer instalações de forro que se façam necessárias. A iluminação é farta e as vidraças voltadas essencialmente para a melhor orientação climática descortinam vistas deslumbrantes da montanha e das avenidas circundantes.

 

As garagens elevadas, que são amplamente ventiladas e iluminadas, contam com vagas livres, bicicletário e depósito para cada pavimento do edifício, sendo acessadas por rampas notadamente confortáveis. Aliás, o conforto se reproduz na entrada de pedestres, através de um porte-cochère, pé-direito duplo em parte do foyer, além de área para expedição e interação delivery, e até uma pequena loja com acesso externo, para onde está previsto um café.

Já o subsolo em parte definido pelo desnível do terreno na direção dos fundos reúne uma série de equipamentos de apoio e serviços, complementam as garagens, com docas para caminhões e ainda abrigam um Centro de Convenções que também se conecta ao lobby. Este centro completo conta com auditório, sala de palestra com banheiro, meeting rooms, foyers, copa e banheiros.

VEJA MAIS PROJETOS
Empresariais