CICB Centro Internacional de Convenções do Brasil
Arquitetura
Centro de Eventos
Distrito Federal
Brasília
2013 CICB Centro Internacional de Convenções do Brasil Brasília Área construida: 87.006,32 m² Área do terreno: 34.800,00 m² SCES Lotes 2/49 e 2/50
SCES: Setor Clubes Esportivos Sul
Fotos: Paulo Andrade
SITE DO EMPREENDIMENTO

Localizado bem próximo do Lago Paranoá, em Brasília, o terreno onde está implantado o CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil tem uma topografia movimentada, o que definiu a ocupação do empreendimento em níveis. Uma das qualidades do lote é a possibilidade de múltiplos acessos, tendo sido definido o acesso social pela via ECE I-A2 e o de serviço pela via ECE-A2, algo bem conveniente para empreendimentos desta natureza. O fácil acesso a partir das áreas mais importantes de Brasília é uma característica importante do complexo, aliado à ampla disponibilidade de estacionamentos, para até 1.600 veículos, incluindo 1.000 vagas cobertas.

 

O CICB é um dos maiores centros de eventos da capital federal. Com área construída total de 87.000 m², foi projetado para receber diversos tipos de eventos simultaneamente – de pequenas reuniões a grandes congressos e convenções para públicos acima de 10 mil pessoas. Completo e versátil, o espaço é dotado por divisórias modulares que permitem montar, no total, mais de 120 salas simultâneas com o que existe de mais moderno em isolamento acústico, livres de colunas e com pés-direitos entre 3 a 10 metros. Também foram previstas 7 salas VIPs de 56m² cada, com elevador e estacionamento privativo, acesso de serviço independente e banheiro feminino e masculino em cada sala.

 

Dividido em dois pavimentos, o restaurante do CICB também é uma área locável para realização de eventos. Conta com uma cozinha de 2.300m², elevador exclusivo de carga A&B e área de serviço de 900m², que garantem a autonomia de atender até 1.000 pessoas por vez servidas a cada 30 minutos.

 

O projeto intercala os grandes edifícios a áreas de estar e contemplação, incluindo espelhos d´água e generosos jardins. A propósito, a questão ambiental foi uma das tônicas do empreendimento, que inclui uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) para reuso da água, que também é armazenada da chuva. A água utilizada pelo complexo é aquecida pelo reaproveitamento de calor dos sistemas de ar condicionado. A iluminação é natural em vários pontos do empreendimento e a LED quando necessário, propiciando maior durabilidade e menor consumo de energia. Um outro exemplo de visão sustentável foi a adoção de elevadores com sistema de reutilização da própria energia gerada em seu movimento.

VEJA MAIS PROJETOS
Centro de Eventos