Centro Médico & Centro de Inovação Unimed-BH
Arquitetura
Projetos Premiados
Saúde
Minas Gerais
Belo Horizonte
2020-2011
2015 Centro Médico & Centro de Inovação Unimed-BH Belo Horizonte, MG Área construida: 26.466,82 m² Área do terreno: 3.545,70 m² Rua Inconfidentes, 68 – Funcionários Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, 2015

Um projeto desafiador. O projeto do Centro Médico & Centro de Inovação da UNIMED-BH demandou um cuidado especial por situar-se em área tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. No mesmo terreno em que foi preservada uma casa histórica para a cidade, a Dávila projetou dois prédios modernos, funcionais e plasticamente atraentes. O empreendimento consiste em uma Central de consultórios médicos para atendimento aos associados da UNIMED e um Centro de Inovação voltado à capacitação e promoção do conhecimento médico científico e profissional. Esta combinação é um diferencial que o empreendimento oferece à cidade de Belo Horizonte e aos usuários e associados da UNIMED.

 

Aproveitando a grande frente do terreno para a Rua dos Inconfidentes, duas torres foram ali foram implantadas, articulando um “L” em torno da casa tombada. Uma praça de convivência faz a articulação entre elas, conformando um espaço vazio que garante a transição entre o bem protegido e o conjunto de equipamentos localizado no embasamento. A Dávila buscou escalonar o embasamento das novas edificações visando melhorar a relação e visibilidade do bem e do imóvel para quem circula no quarteirão.

 

Com 14 andares, o bloco destinado ao Centro Médico, situado mais ao fundo do complexo, oferece 142 consultórios para o atendimento a diversas especializadas, além de uma completa estrutura administrativa e serviços de apoio, além de laboratório e um Centro de Radiologia e Exames.

Já o bloco do Centro de Inovação está localizado na lateral da casa tombada, com acesso direto pela rua. Este edifício inclui salas de aula, laboratórios e salas multifuncionais. Conta ainda com Salão de Festas / Eventos e um auditório para aproximadamente 300 pessoas, além de áreas administrativas.

 

Enquanto a casa tombada abriga setores administrativos da instituição, o restante do complexo compreende quatro pavimentos de garagem – totalizando em torno de 350 vagas de estacionamento – além de oito lojas comerciais e hall de acesso para os dois edifícios principais.

VEJA MAIS PROJETOS
Projetos Premiados