
SEPS: Setor de Edifícios de Utilidade Pública Sul
O Centro Clínico Vital Brasília é um prédio comercial de salas e conjuntos, devidamente planejados e equipados para a instalação de prestação de serviços em saúde. Vencedor na categoria institucional do “Grande Prêmio de Arquitetura” (Flex/OfficeSolution) em 2004, tem localização privilegiada em Brasília, tendo como vizinho imediato o Hospital Alvorada.
A vocação para atividades ligadas à saúde sugere interatividade entre ambos os empreendimentos. Neste sentido, o bloco do Vital Brasília, implantado no centro da projeção (terreno), comunica-se com o HGO através de uma passarela ao nível da rua e que eventualmente vence os vazios dos subsolos. Ao todo, são 3 possibilidades diferentes de acesso ao empreendimento, incluindo a vertical, através da chegada pelo subsolo. A passarela organizadora tangencia todo o empreendimento, permitindo o fluxo entre o Alvorada, o Centro Clínico e a esquina, dando fluidez a possíveis percursos urbanos e viabilizando a acessibilidade universal de uma maneira valorizada.
A organização arquitetônica do edifício também se articula através da passarela, que é encimada por um quadro-pórtico que lhe serve de cobertura, mas que em seu ponto central adentra o vão de entrada. A fachada é complementada pelo jogo de linhas, planos e volumes, caracterizados pela utilização de panos cegos e envidraçados, panos maciços e linhas suaves, indo da massa bruta a delicados brises horizontais. Este jogo de perpasses, aberturas e permissões evidencia o caráter aberto e comunicativo do Centro Clínico com a vizinhança.
Os pavimentos dividem-se em quatro salões de 150,00 m², perfeitamente integráveis em um espaço único. O projeto também prevê conexões alternativas entre os pavimentos, em alguns casos permitindo uma comunicação vertical entre salas e conjuntos, de maneira a dinamizar a ocupação.