
IMAGENS: GSAcorp SITE DO EMPREENDIMENTO


Aura é um termo que evoca uma qualidade sutil e fluida, como uma suave brisa que envolve algo ou alguém. Refere-se àquela sensação leve e delicada que pode ser percebida sensorialmente e que influencia a maneira como algo é sentido, percebido ou experimentado. A aura é como um sopro de ar fresco, uma brisa suave que respiramos, uma presença etérea que se move pelo ar. Este é exatamente o caso deste projeto da Dávila para a GSAcorp: percebendo a essência do projeto e a sensação de equilíbrio dinâmico que ele transmite, o nome ‘Aura’ pareceu perfeito para traduzir um conjunto de qualidades únicas que sua arquitetura reúne.
A “aura” deste edifício não está ligada apenas à sua presença física, mas também à sensação de respirar livremente, de leveza e movimento que produz nos residentes e visitantes. Tem a ver com a brisa suave que se insinua através das janelas abertas, com a atmosfera fresca e revigorante que se manifesta através da arquitetura, do design de interiores, da interação social e da vida comunitária dentro do edifício. Assim, o “Aura”, o edifício não é apenas um lugar para viver e trabalhar, mas um espaço que traz consigo a sensação de estar imerso em fluxo de suavidade e renovação.
Se a ‘aura’, como um sopro, seja difícil de enxergar e traduzir em palavras, no caso do edifício, é fácil notar seu conjunto de qualidades, a começar por sua localização privilegiada na CRNW 710 (Lotes A/B), entre as vias W9 e W10, no Noroeste, em Brasília. O Aura é um edifício de alto padrão de uso misto, que combina um hotel residência com espaços comerciais, em uma relação harmoniosa e refrescante.
A arquitetura desenvolvida pela Dávila é caracterizada por uma linguagem horizontal, suave e fluida, que é valorizada por uma cuidadosa mescla de materiais amadeirados, tons de bege e bronze metálico. Como contraponto, a modulação de brises verticais, dispostos irregularmente, estabelece um ritmo suave e tranquilo que marca as fachadas. Juntamente com as abas horizontais, os brises verticais são elementos que contribuem para uma sensação de conforto para o ambiente interno do edifício. Uma característica distintiva do ‘Aura’ é sua fachada principal que, ao se abrir para uma praça pública, estende a sensação de fluidez, integração e movimento para dentro do lote, através das circulações entrecortadas por jardins.
O térreo do ‘Aura’ é um dos pontos que contribuem para a atmosfera construída em seu entorno, apresentando-se como um grande espaço de convivência. Funcionando como uma transição entre a rua e as 13 lojas, o térreo permite a interação entre as pessoas, contando com uma ampla sala de estar, além de espaços de conveniência e de uso coletivo, como coworking e lavanderia. Ao fundo, uma praça descoberta complementa o ambiente, somando elementos na direção de um clima renovador e revigorante.
Os apartamentos distribuídos do 1º ao 5º pavimento, possuem as seguintes variações: 1 quarto; 2 quartos; 1 quarto com terraço e 2 quartos com terraço, totalizando 94 unidades. O 5º pavimento contempla as unidades com terraços/gardens, bem como o lazer comum do edifício. Para o bem-estar dos condôminos, o empreendimento conta com piscina com vista privilegiada, área gourmet, churrasqueira, academia com ambientes coberto e descoberto, além de espaços ao ar livre como redário e lounge. Dois subsolos completam o edifício, e estão destinados à garagem, bicicletário, vestiário e áreas técnicas.
Toda essa estrutura do Aura se integra em um halo de frescor e vitalidade, enquanto influencia o estilo de vida dos residentes, hóspedes e usuários. O verde, os encontros sociais nos espaços de convivência e os equipamentos que favorecem um estilo de vida saudável contribuem para uma sensação de respirar profundamente e sentir-se renovado. Enquanto cria laços e conexões, bem como estabelece uma sensação de pertencimento e estímulo ao crescimento pessoal, o Aura traz consigo a brisa suave e refrescante que nos lembra que estamos vivos e, assim como o ar, sempre em movimento.