Allure 312
Arquitetura
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Teófilo Otoni
2021 Allure 312 Teófilo Otoni, MG Área construida: 6.908,71 m² Área do terreno: 966,63 m² Rua Miguel Penchel, 312 - Ipiranga
Imagens: Acervo GS Construções
Coautoria: Lorentz Poenaru Arquitetura

O Allure 312 é um edifício residencial projetado pela Dávila para uma localização nobre em Teófilo Otoni (MG). Oferecendo apartamentos com espaçosos 175 m², cada pavimento tipo da torre traz duas unidades com o conforto de três suítes, cozinha, área de serviço, despensa, lavabo, varanda e a sala de estar/jantar ‘vazada’, ou seja, que permite a ventilação cruzada e vista diversificada. Já as unidades de cobertura têm como diferencial o seu pavimento superior, no qual se encontra outra sala de estar, varanda gourmet, piscina, lavabo e uma quarta suíte. Para estas unidades é garantido o conforto do elevador alcançando o segundo nível da cobertura.

 

A proposta arquitetônica envolveu a criação de uma edificação que se destacasse visualmente no bairro e na região onde se localiza. O terreno em esquina foi um fator determinante para a concepção da volumetria proposta. A principal diretriz para a implantação da torre foi precisamente valorizar a visada da esquina, deixando-a convidativa, elegante e imponente. Outra proposta era a de viabilizar que todas as unidades do Allure 312 fossem ‘de frente’, tanto voltadas para uma das vias que definem o terreno quanto para a área de lazer do condomínio. Para viabilizar estes conceitos, a circulação vertical da torre foi concentrada na esquina e a partir dela, os apartamentos se desenvolvem no formato de “L”.

 

Para o pavimento térreo do Allure 312, o projeto da Dávila definiu um acesso iluminado e imponente. Com pé-direito duplo e vedação em pele de vidro, o hall se estende verticalmente até o espaço fitness, localizado no 4º pavimento. Pilares, marquises e áreas de jardim foram imaginados a fim de gerar espaços, planos e linhas que interagem entre si, ao mesmo tempo permitindo a valorização da esquina. Para proteger as fachadas que recebem maior incidência de luz solar, a incorporação de beirais definiu os elementos horizontais responsáveis por gerar movimento e ritmo na volumetria. A horizontalidade das linhas sólidas é arrematada por linhas verticais que se prolongam pelo corpo de toda a torre, alcançando o nível da rua na forma de pórticos. Em contraste com planos de vidro e grelhas estas linhas destacadas trazem uma profundidade multidimensional que dinamiza e equilibra de maneira atraente contemporânea a fachada da torre.

 

No total, a edificação conta com dezessete pavimentos, sendo os três primeiros destinados ao acesso de pedestres e de veículos, instalações e garagem. No Pilotis (quarto pavimento) está localizada a ampla área de lazer do condomínio, incluindo salão de festas, fitness, massagem, sauna, espaço kids, varanda gourmet com churrasqueira e piscina.

VEJA MAIS PROJETOS
Residenciais / Verticais