Arquitetura tem papel fundamental para conquistar os clientes durante visita aos imóveis

A primeira impressão é a que fica? A máxima também vale para o mercado imobiliário? Uma recente pesquisa mostra que sim. Segundo dados obtidos pela Brain Inteligência Imobiliária sobre o mercado de luxo, 21% das pessoas visitam apenas um imóvel, antes de se decidirem pela compra. A pesquisa revela ainda que 60% dos compradores se decidem pela aquisição após visitar 3 imóveis ou menos, o que pode indicar a capacidade de encantamento que uma boa arquitetura exerce sobre as pessoas. Como então fisgar esse consumidor pronto para ser ‘encantado’ pelo imóvel de seus sonhos? Uma das principais estratégias é por meio de uma arquitetura surpreendente e cuidadosamente elaborada.

Com mais de 6 milhões de m² construídos e mais de 20 prêmios nacionais, a Dávila Arquitetura é especializada em projetos para o mercado imobiliário, incluindo edificações residenciais e corporativas para construtoras e investidores que buscam diferenciar seus empreendimentos através de um design externo inovador e um layout inteligente. A equipe de arquitetos da Dávila gosta de frisar que as inovações em arquitetura não se resumem às fachadas, nem tampouco a modismos nos espaços internos, mas se estendem a uma solução abrangente, que reúna ousadia, criatividade, personalidade e funcionalidade.

“Nestes mais de 33 anos de mercado, sempre incentivamos nossos clientes a investir em uma arquitetura marcante e singular. Atualmente, percebemos que muitos empreendedores já vêm ao nosso escritório em busca de projetos únicos e diferenciados. Está sendo muito interessante observar e, claro, suprir essa necessidade dos clientes, afinal, temos muita expertise nisso”, explica Afonso Walace, diretor da Dávila Arquitetura.

O Residencial Albert Scharlet, projetado pela Dávila Arquitetura, para a Construtora Caparaó, em Belo Horizonte/MG, há 5 anos, é um exemplo de edificação onde a arquitetura diferenciada foi decisiva para seu sucesso de vendas e, até hoje, arranca muitos elogios nas redes sociais sendo uma ótima propaganda espontânea para a construtora. “Neste projeto, nós propusemos um Intermezzo (uma área de lazer de uso coletivo à meia altura da torre) que oferece uma vista espetacular para todos os moradores, complementando além de uma a estrutura de lazer disponível no pilotis. Temos visto outros projetos com terraços intermediários, embora especialmente de uso privativo, de maneira que o Intermezzo, oferecido no Albert Scharlet, ainda se destaca no mercado mineiro da construção civil”, comenta Afonso.

Já no High Design, projeto criado recentemente pelo escritório de arquitetura para a Ecap Engenharia, em Brasília/DF, o desejo de se criar algo único também conduziu o desenvolvimento arquitetônico. “A intenção da arquitetura do edifício era que ela expressasse características eminentemente residenciais. Para isso, trabalhamos com linhas horizontais e os 36 apartamentos tipo são generosamente ventilados e naturalmente iluminados, sendo que todos possuem generosas varandas com lambris e uma bela vegetação”, explica o arquiteto e diretor da Dávila.

Segundo Afonso Walace, quando o projeto de arquitetura do edifício é diferenciado consegue-se obter algo que se torna cada vez mais disputado: a atenção dos clientes. “No mundo contemporâneo, inundado de alternativas e possibilidades, a torrente de informações deixa os consumidores confusos. Por isso, a aposta na arquitetura continua sendo um dos melhores caminhos para conquistar e fidelizar o cliente desde o primeiro contato”.